O que é Ho’oponopono

Ho’oponopono – A Sabedoria dos Curandeiros Havaianos

Oriundo de uma tradição ancestral havaiana Ho’oponopono significa: endireitar, harmonizar, corrigir e reordenar. Nós ficamos carregados pelo peso das nossas memórias e um dos objetivos do Ho’oponopono é aliviar o peso dessas memórias e descobrir a divindade dentro de cada um de nós.

É um processo alquímico que transforma nossos medos em puro amor. Através do Ho’oponopono, podemos trazer a nós mesmos perdão, amor e paz.

Na língua havaiana, Ho’o significa – CAUSA e Ponopono significa – PERFEIÇÃO.

Ho’oponopono significa corrigir um erro ou tornar certo.

É uma técnica ancestral que nos permite soltar as experiências e lembranças dolorosas, motivos dos desequilíbrios, aflições e enfermidades.  É pedir à Divindade trazer a superfície e liberar tudo o que ocasionou uma divisão em nossos pensamentos. Pedir perdão por permitirmos pensamentos que nos separaram de nossa Unidade com o Espírito e com o passar do tempo o pensamento desarmônico e recorrente desaparece.

Há 5.000 anos, o Ho’oponopono já era praticado pelos povos ancestrais do oriente médio e durante séculos foi uma doutrina secreta daquele povo, até que uma mulher chamada Morrnah Simeona (1913-1992), que fazia parte do corpo docente na Universidade do Havaí, resolveu em 1976, revelar essa prática e seus segredos. Morrnah Simeona adaptou o Ho’oponopono original, criando uma versão atualizada, com identidade própria, uma versão do antigo processo havaiano de solução de problemas que se da pelo arrependimento, perdão e transmutação.

Morrnah Simenoa era uma guardiã deste segredo dos povos ancestrais, mesmo assim ela decidiu revela-lo para o mundo para que as pessoas pudessem se beneficiar dessa técnica. Ela focou nos conflitos interiores dos indivíduos, no papel do inconsciente e seu contato através do supraconsciente com a divindade.

 

Dr. Hew Len

O Dr. Ihaleakala Hew Len era um psicólogo havaiano que conhecia Morrnah Simeona e sua versão do hoo’ponopono adaptado. Ele ficou famoso por ter curado um pavilhão inteiro de criminosos sem jamais ter visto nenhum dos pacientes. Ele praticou o método ensinado por Morrnah Simeona em cada paciente, ele se trancou numa sala e com o prontuário do paciente nas mãos perguntava: O que em mim precisa ser curado? Sinto Muito, Me perdoe, Eu te amo, Sou grato! Essa experiência de sucesso foi muito importante para difundir o Ho’oponopono.

O Ho’oponopono é uma ferramenta de auto cura e reprogramação mental que tem por objetivo eliminar conflitos, crenças limitantes, sofrimentos, dificuldades financeiras e de relacionamentos.

Sinto Muito: Significa reconhecer que algo se instalou no seu sistema – sinto muito por quaisquer processos em mim instalados que criaram esse acontecimento.

Me perdoe: É você se perdoar, se pedir perdão por permitir o acontecimento.

Sou grato: Agradecer a si mesmo por permitir que esse programa seja liberado de você.

Eu te amo: Transmutar a energia bloqueada em você para luz divina, se religar com o seu divino, se amar.

Essas frases estão ligadas a compaixão, humildade, amor e gratidão –  as quatro jóias de Jesus.

O Ho’oponopono identidade própria é o mesmo do tradicional, a diferença é que não há necessidade de alguém para liderar o processo, como o chefe de família da ancestralidade, ou na atualidade o papel de um padre, pastor ou algo assim.

O processo repetitivo do Ho’oponopono é necessário,  pois precisa-se pedir e repetir várias vezes a fim de que a razão que está atrás do pensamento apareça na superfície e seja liberada. E quando é liberada, o espaço se enche imediatamente com um amoroso sentido de Unidade.

O Ho’oponopono é um processo de reconhecimento, pedido de perdão e transformação que consiste em realizar um pedido à energia do Amor Universal e Incondicional para cancelar e substituir as energias tóxicas que possam estar impactando negativamente.

O sentimento do amor flui através da Mente Espiritual e anula  pensamentos que tenham emoções tóxicas, transmutando tudo em amor e harmonia. Não há limites para o número de vezes que esta ferramenta pode ser usada para transformar seus pensamentos em puro amor, essa técnica bem utilizada também transforma a energia da sua família, dos seus ancestrais,  descendentes e purifica pensamentos e sentimentos tóxicos que causam divisões e conflitos.

Para os antigos hawaianos, todos os problemas começam a ser gerados nos pensamentos. Ter pensamentos não é o problema, mas não podemos permitir que pensamentos plenos de memórias dolorosas sobre pessoas, lugares ou coisas influenciem nos nossos sentimentos.

 

Como age o Ho’oponopono

Quando se faz Ho’oponopono, a Divindade encarrega-se dos pensamentos dolorosos e os neutraliza, purifica as energias e com o tempo da prática algo maravilhosos ocorre. A energia densa além de neutralizada se desprende gerando uma nova página a ser escrita na nossa vida e permite que, a nossa Divindade atue e venha a preencher o vazio dessa página em branco com Luz Divina.

Para fazer Ho’oponopono não é necessário conhecer o engano cometido ou o problema,  você precisa perceber a existência de situações físicas, mentais ou emocionais que o estejam afligindo.

Quando o fizer, sua responsabilidade baseia-se em começar imediatamente a curar a essência de tais situações, dizendo simplesmente: “Sinto muito. Me perdoe, sou grata, eu te amo”. Trata-se apenas de realizar um trabalho interno sobre si mesmo, para melhorar o externo.

Se deseja resolver um problema pessoal, trabalhe sobre si mesmo, peça a Divindade para limpar e purificar a origem, as recordações e lembranças da dificuldade. Se tiver problema com uma pessoa, eleve-se sobre a situação pedindo: “Divindade, limpe em mim tudo o que esteja contribuindo para este problema”. E em seguida diga: “o nome da pessoa” lamento por algo que tenha acontecido ou esteja acontecendo.”  Repita: “(O Nome da Pessoa) abençoada, por favor me perdoe, sinto muito, sou grato, eu te amo!” Repita várias vezes, por vários dias até seu coração se sentir em paz. Não é preciso obedecer uma ordem do mantra, faça a sua ordem e também use os termos que mais lhe tocam nesse momento. Sua intuição é muito importante nesse processo.

O Ho’oponopono também serve para outras necessidades, como financeira e saúde….as possiblidades são infinitas… Vou dar um exemplo, para questões financeiras, recite o seguinte mantra: Dinheiro abençoado, sinto muito, me perdoe, sou grato, eu te amo! Para problemas de saúde: Minha saúde abençoada, sinto muito, me perdoe, sou grato, eu te amo!

Fórmula do Ho’oponopono

Sinto Muito, Me perdoe, Sou grato e Eu te amo”

Mas o que querem dizer essas palavras?

Sinto muito: Por somente agora reconhecer a sua criação.

Me perdoe:  Porque eu não sabia que existia a Divindade dentro de mim.

Sou grata(o): Por me permitir limpar essa memória

Eu te amo: Amo você minha divindade interior, eu me amo!

Essa fórmula deve ser recitada em voz alta ou mentalmente, quando estiver em conflito, diante de uma reação violenta, um acidente, um trauma ou sentir qualquer emoção negativa.

Essas palavras são dirigidas ao universo, Deus, seus protetores, sua divindade interior, a você mesmo. Essa fórmula deve ser recitada em vários momentos da vida, até quando você se sente bem, pois há memórias invisíveis que poderão ser limpas. Você pode recitar enquanto corre, passeia enfim, em qualquer momento que sentir necessidade.

O Hoo-Ponopono vale também para tratar situações derivadas de objetos inanimados, espaços físicos que devam ser curados, etc. O limite é nossa percepção ou imaginação. A manifestação de uma amorosa responsabilidade é o que transmuta os enganos dentro de nós que manifestam o problema (em nós ou nos outros). A atitude amorosa os cancela e os corrige.

Ritual do Ho’oponopono

O Ritual do Ho’oponopono começa com a pessoa sentada, descansando as mãos sobre seu colo e mantendo o indicador e polegar ligados entre si. Inicie com uma respiração denominada “Ha” que consiste em inspirar durante 7 segundos, reter a respiração durante 7 segundos, exalar contando até 7 e reter os pulmões vazios contando até sete. Repetir 7 vezes este ciclo. Se o ciclo for muito pesado, deixe que seu corpo determine o ciclo da respiração.

Após concluir o ciclo de respiração leia a seguinte oração de preferência em voz alta:

Divino Criador, Pai, Mãe e Filho, Todos em Um.. pode-se substituir por: Universo, Fonte Criadora, Amado Espírito, amada Unidade de Tudo o que É…(Segundo suas crenças):

Se eu, meus familiares, amigos, ancestrais e descendentes de alguma maneira o ofendemos ou causamos qualquer tipo de prejuízo à você, a seus familiares, amigos, ancestrais e descendentes em pensamentos, escritos, palavras ou ações desde o princípio da criação até a data presente (pode dizer qual é a data presente), transgredindo ou quebrantando a Unidade de Tudo o que É contra nós ou fora de nós para outros, então nós solicitamos humilde e modestamente ser perdoados por isso.

Por favor, pedimos que qualquer tipo de memórias, obstáculos ou energias não desejadas sejam limpas, purificadas, definitivamente desprendidas, liberadas e transmutadas em Pura Luz.

Pedimos que isto seja feito… e já se realizou.

Em seguida faça suas intenções repetindo: Sinto muito, me perdoe, sou grato, eu te amo! (Repita na ordem desejada e quantas vezes sentir em seu coração durante o tempo necessário até que se sinta em paz com aquela emoção.

 

Prece da Purificação

“Espírito, Superconsciente, por favor, localize a origem dos meus sentimentos, pensamentos de (preencha o espaço com sua crença, sentimento, pensamentos).

Leve todos os níveis, camadas, áreas e aspectos do meu ser até essa origem.

Analise-a e revolva de forma perfeita com a verdade Divina.

Atravesse todas as gerações de temo e eternidade.

Curando cada incidente e seus apêndices, baseados na origem.

Por favor, faça isso segundo a vontade de Deus, até que eu esteja no presente, preenchido de luz e verdade.

A paz e o amor de Deus, perdão de mim mesmo, por minhas percepções incorretas.

Perdão de cada pessoa, lugar, circunstância e acontecimentos que contribuíram para isso, esses sentimentos e pensamentos.”

“Eu sou um ser abundante e próspero que vive em um Universo abundante e próspero.”

Pratique o Ho’oponopono para viver em equilíbrio, harmonia e prosperidade. Seja o mestre da sua vida e use a autoridade que tem sobre sua vida para criar a sua realidade, saiba o que quer, acredite e use essa maravilhosa ferramenta para fortalecer ainda mais os resultados da sua criação.

 

Fontes:

Camila Borges, Daniella Stella – Qualidade de Vida Através do Ho’oponopono.

Jean Graciet, Dr. Luc Bodin, Nathalie Bodin – O Grande Livro do Ho’oponopono

Baixe Grátis!

Se você se sente ansioso, com dores, com medo, humor alterado, depressão, este e-book é para você!

Protegeremos seu E-mail, fique tranquilo, somos contra SPAM.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!